Confira alguns pontos positivos na emissão das Notas Fiscais.
- Dinacred Serviços
- 13 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
Existe ainda pouco acesso a informação quando o assunto é a emissão das Notas Fiscais por parte das Micro e Pequenas Empresas sendo o seu principal motivo a informalidade ou mesmo o receio com as cargas tributárias.
Porém este seria um assunto que gostaríamos de compartilhar neste post, as vantagens na emissão das Notas principalmente porque ultimamente este procedimento tem sido cada vez mais prático e eficiente.
Atualmente quando as empresas adquirem um software para a emissão das Notas ou mesmo junto aos portais como Sebrae ou Receita Federal, existe a possibilidade deles emitirem os mais variados tipos de documentos fiscais e tributários sendo os mais conhecidos:
Serviço - Notas relacionadas à prestação de serviços;
Produto - Para mercadorias e bens de consumo, podendo ser de compra ou venda, devolução, remessa, importação ou exportação etc.;
Consumidor - Mais conhecida como cupom fiscal, é o documento de venda direta sem identificação do comprador, comumente utilizada no varejo.
São documentos que tem como objetivo registrar a transferência de propriedade sobre uma atividade comercial ou um bem, prestada por uma pessoa jurídica a outra empresa ou pessoa física.

Seguindo esta definição temos algumas situações usuais como a busca de crédito por exemplo, a Nota Fiscal serve como um documento importante junto às instituições financeiras ao se adquirir um financiamento ou mesmo para o Desconto de Duplicatas (ou NFs).
Uma outra vantagem também com a emissão das Notas Fiscais é a possibilidade de crescimento do seu negócio com a formalidade, gerando maior credibilidade nas negociações junto aos seus fornecedores e clientes.
A sua empresa utilizando um software é possível fazer a integração das Notas com acesso às suas vendas e seus meios de pagamento mais a possibilidade da comprovação de dados como a garantia do produto ou serviço comercializado, informando a série, tipo, modelo, marca, data de compra e valor. Uma forma de demonstrar segurança e transparência em suas vendas.
Outro ponto importante a saber é identificar o enquadramento e o regime tributário que está inserido em sua empresa:
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Microempresa (ME);
- Empresa de Pequeno Porte (EPP);
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
Após esta análise sempre atrelada ao faturamento anual, ninguém melhor que o seu contador ou profissional qualificado para lhe auxiliar nestas identificações e emissões das Notas que podem variar muito de um regime para o outro.
Por fim acreditamos que esta pode ser uma medida importante na tomada de decisões dentro da sua empresa, tornando-se algo essencial tanto para o crescimento e credibilidade do seu negócio como na questão da busca por recursos e vantagem competitiva em seu mercado.
Esperamos poder partilhar sempre que possível destas e outras experiências quando o assunto envolver fomento e finanças.
Gostou do artigo ou se conectou com o assunto? Acompanhe nossos conteúdos através do nosso blog.
Publicado em 13/02/2020.
Fale Conosco:
Dinacred | Atendimento:
Seg a Sex das 09:00 às 17:00 hs
Dúvidas e Informações:
(11) 3813-5890 / 99884-4565
Comentários