Conheça as Cobranças Preventivas
- Dinacred Serviços
- 6 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
Existem diversas formas mais comuns de cobrança, dentre elas citamos as Cobranças Preventivas, algo que pode ajudar muito na gestão da sua carteira de clientes e no controle da inadimplência.
Dentre as formas de cobranças preventivas podemos citar algumas soluções mais comuns utilizadas como:
Cobranças Pré-Vencimento
Estas cobranças quando enviadas previamente ao pagador servem como uma forma de lembrete e organização financeira por parte dos seus pagadores, para aquelas empresas que atuam no comércio B2B e precisam organizar todos os seus recebíveis e parcelamentos, ou mesmo para aquelas cobranças recorrentes mais comuns a um cliente Pessoa Física.
Histórico de Pagamento dos Clientes
Esta previsão é possível quando realizamos uma análise de risco através do histórico de pagamentos dos seus clientes, existem perfis que pagam sempre em dia e raramente vencem, os que às vezes atrasam, aqueles que liquidam com X dias de atraso e por fim recebíveis que pagam somente em cartório, portanto através da movimentação de pagamentos dos boletos juntamente a uma análise cadastral nos birôs de crédito é possível medir o risco em sua carteira.

Réguas de Cobrança
As Réguas de Cobrança são ferramentas automatizadas de forma a emitir os avisos dos vencimentos dos boletos conforme o perfil de risco de cada carteira de recebíveis.
É possível automatizar os avisos antes, durante e após os vencimentos ajudando o seu setor de cobrança, liberando seu tempo com ligações ou emissões de boletos junto aos seus clientes.
Esta modalidade automatizada ao invés do manual previne o esquecimento dos avisos ou mesmo algum eventual erro nos envios na emissão dos boletos.
Automação de Boletos e Avisos
Como citado acima a automação integrada junto aos boletos é uma forma de organizar o seu contas a receber e a prever a inadimplência conforme o perfil de risco de cada carteira.
Existem diversas formas de automação personalizada onde é possível incluir o número de dias para cada cliente pagador ou carteira, incluir a emissão dos avisos de cobrança via e-mail antes e após os vencimentos e mesmo os avisos nas liquidações de cada boleto.
Empresas de Cobrança
Uma empresa especializada em Cobrança pode auxiliar na emissão dos boletos, na gestão de risco da sua carteira, na emissão dos boletos e todos aqueles avisos personalizados dos vencimentos de forma automatizada, liberando o tempo do empreendedor com esta tarefa, principalmente no caso das pequenas e médias empresas que não possuem um setor específico para esta tarefa.
Outro benefício seria diminuir o desgaste entre a empresa e seus clientes na escolha da cobrança terceirizada dos boletos e pagamentos, e a utilização das melhores abordagens nos avisos e negociações dos inadimplementos.
Optar por uma parceria com uma Empresa de Cobrança ajuda o seu setor na diminuição com os custos nos encargos, no tempo e na agilidade da administração de toda a sua carteira de recebíveis.
Portanto notamos que cobrar é tão importante quanto vender. É por meio de uma Cobrança que se encerra aquela etapa de venda junto ao cliente, e precisamos entender que de qualquer forma os devedores ainda são nossos clientes e podem ser reabilitados para que a empresa mantenha o seu principal valor: a sua Carteira de Clientes.
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Publicado em 06/07/2022.
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