Qual seria a relação entre o estoque da sua empresa e o Capital de Giro?
- Dinacred Serviços
- 28 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
Muitos negócios dependem ou necessitam do seu estoque para a melhor garantia em suas vendas, porém entendemos que controlar o seu estoque pode estar relacionado aos custos de armazenamento e conservação sendo uma questão que pode afetar diretamente o seu Capital de Giro.
Como sabemos o Capital de Giro é composto pelos recursos (dinheiro, crédito, estoques etc) que são necessários para bancar a liquidez, isto é, para possibilitar que a sua empresa continue funcionando é necessário calcular os ativos e passivos como o estoque, imóveis, aluguel e salários.
Assim posto de todos estes gastos o estoque seria um destes itens que demanda maior atenção por parte do administrador do negócio, pois caso não haja um controle em seu armazenamento os produtos podem vencer perdendo o seu valor, e este deve estar sempre atento a realizar todas as promoções antes do seu vencimento para evitar a perda deste estoque, pois estas ações são consideradas de alta importância.
A gestão do estoque pode ser algo desafiador pois quando não bem realizado pode afetar diretamente o capital de giro devido aos gastos demandados e influenciando na lucratividade da sua empresa.
Para garantir uma boa reposição de estoque podemos utilizar o seguinte cálculo, dividindo o número de unidades vendidas em um determinado período pelo volume de estoque médio.

Este período pode ser definido em ciclos semanais, mensais, semestrais, ou mesmo de acordo com o intervalo definido por sua empresa.
Desta forma temos o cálculo da proporção através da divisão das vendas pelo estoque médio dentro daquele período pré-determinado conforme segue:
(Estoque inicial + Estoque final) / 2 = Giro de estoque
Podemos notar que um bom gerenciamento em seu estoque afeta diretamente os seus lucros pois devemos lembrar que existe aquela demanda por parte dos clientes principalmente quando falamos de prazos, entregas, logística e devido aos ajustes nas entradas e saídas dos produtos de acordo com a saúde financeira da empresa.
O custo médio dos produtos vendidos também é um outro parâmetro pois é através do CPV que podemos medir a lucratividade, uma vez que além do valor de compra, incluímos outras despesas de preservação das mercadorias vendidas.
Através do Custo Médio dos Produtos Vendidos abatemos o valor das vendas como uma forma de obter uma melhor definição da Margem Bruta da empresa. Para calcular o CPV observamos a fórmula abaixo:
Estoque inicial + Compras de estoque - Estoque final = CPV
Portanto notamos que ao melhorar o seu giro de estoque através de uma boa gestão em seu CPV podemos propiciar um bom crescimento em sua Renda Bruta e o consequente aumento no capital da sua conta bancária, possibilitando desta forma um maior capital de giro devido a melhor ou maior rotatividade em seu estoque.
São controles que contribuem com a melhor gestão do seu estoque influenciando em seu Capital de Giro.
Desta forma, esperamos poder ajudar com estes e outros conteúdos, se estiver procurando por serviços financeiros nos colocamos à disposição para maiores informações em nossos fones (11) 3813-5890 / 99884-4565.
Acesse agora e conheça ;) https://www.dinacred.com.br/conta-digital
Estamos à disposição em nossos canais:
Contratos e Tarifas: (11) 3813-5890 / 99884-4565
Acompanhe este e outros assuntos seguindo as redes sociais https://www.instagram.com/dinacred/
Publicado em 28/11/2022.
Fale Conosco:
Dinacred | Atendimento:
Seg a Sex das 09:00 às 17:00 hs
Dúvidas e Informações:
(11) 3813- 5890
Comentários