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Como cobrar os seus clientes?

Atualizado: há 6 dias

Sabemos que o tema inadimplência tem sido muito abordado ultimamente principalmente após este período pós-pandêmico, e gostaríamos de indicar algumas ações que podem ajudar o seu financeiro nos processos da cobrança empresarial.


Nestes casos entender qual seria a melhor forma de abordagem, como entrar em contato através dos informes e avisos juntamente aos seus clientes inadimplentes, algumas dicas que têm se tornado um grande aliado nos processos de cobrança, citamos:


Elabore seus argumentos


No momento da cobrança os seus clientes inadimplentes irão lhe responder com uma infindável lista de desculpas para os seus atrasos nos boletos ou pagamentos, portanto se prepare também com os seus argumentos.


Seja o mais amigável possível tente se colocar do outro lado com certa empatia, porém sempre de uma forma profissional e firme.


Dependendo da forma como a negociação é conduzida esta abordagem gera uma confiança também por parte do devedor, portanto aja neste primeiro momento sempre no sentido de gerar avisos referente aos títulos ou boletos vencidos, informe também os prazos para protestos indicando sempre os valores e correções geradas pelo seu banco correspondente.


Tenha o controle do seu Contas a Receber


É neste momento que a tecnologia pode te ajudar, desta forma optar por um banco ou parceiro digital que disponha destas ferramentas se torna um forte aliado no controle da inadimplência.


Como citamos anteriormente em outro artigo, as Réguas de Cobrança são uma importante ferramenta junto ao seu financeiro e uma forma de gerenciar seus títulos juntamente ao seu Contas a Receber.


Outra dica, acompanhe diariamente a sua cobrança bancária, atrasou no primeiro dia já fique atento, no segundo dia de atraso é interessante começar a emitir o aviso dos títulos vencidos.


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Ferramentas de Informes e Avisos


Atualmente existem algumas formas mais usuais de avisos além do e-mail com notificação, as opções das mensagens via SMS ou mesmo o mais conhecido e utilizado o WhatsApp Business.


Por serem alertas padronizados o cliente não levará o informe para o lado pessoal e com certeza sentirá um certo conforto ao receber estes avisos dos lembretes, ajudando em sua programação de pagamentos.


Lembramos que neste processo a Régua de Cobrança é mais um forte aliado uma vez que esta ferramenta é automatizada e personalizada com a sua mensagem dos Avisos de Vencimentos e a programação dos envios das notificações conforme os prazos dos títulos vencidos.


Ligações x Longos Prazos de Vencimento


O prazo dos boletos do seu cliente já ultrapassaram os 15, 20 ou 30 dias e com certeza chega o momento de adotar uma abordagem mais próxima, é neste momento que o cliente pode tentar negociar a dívida, explicar algum problema ocorrido, preferir liquidar em cartório, prorrogar os vencimentos dos boletos ou mesmo firmar um acordo entre as partes.


Seja cordial, explique o seu lado também e de qual forma poderiam resolver esta dívida.


Cobrança Jurídica


Caso tenha adotado todas as formas descritas acima sem sucesso e os vencidos continuam gerando despesas em cobranças bancárias, chegou o momento de adotar outras medidas junto as empresas especializadas em Cobranças Jurídicas, essas agências normalmente recebem uma porcentagem do dinheiro que recuperam para você ou muitas vezes eles compram estas dívidas imediatamente e cuidam da cobrança e do dinheiro.


Uma segunda forma seria juntamente ao seu advogado, movendo uma ação conforme cada caso específico, sendo que este pode aconselhar também a melhor forma de acordo entre as partes dentro das normas legais.


Enfim citamos algumas práticas mais comuns utilizadas pelas empresas, notando que o número de inadimplentes têm aumentado a cada dia, ainda mais em momentos de crise atual.


Portanto é neste momento que precisamos levar os avisos sempre voltados a abertura de uma conversa e demonstrar que em toda negociação principalmente entre duas empresas (B2B), envolve-se sempre aquela relação de confiança e credibilidade, tentar evitar ao máximo o desgaste e o mais importante a manutenção da sua carteira de clientes.


Esperamos poder ajudar com estes conteúdos, se estiver procurando por serviços financeiros nos colocamos à disposição para maiores informações em nossos canais abaixo:


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Publicado em 22/07/2022.


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