top of page
Buscar

Por que ouvimos falar tanto sobre Educação Financeira?

Atualizado: há 6 dias

Atualmente percebemos que as instituições financeiras, entidades e sindicatos têm se voltado muito a educação financeira e esta consciência vai de encontro inclusive na maneira como você consegue planejar o destino dos seus recursos a longo prazo.


Em uma empresa por exemplo quando almejamos realizar um bom planejamento financeiro, precisamos primeiramente entender o nosso mercado, a concorrência, custos de produção ou serviços, fornecedores, marketing, o perfil dos clientes, pois a partir destes dados podemos precificar melhor o nosso produto ou serviço, como podemos notar não é algo simples administrar o seu capital e dependendo do setor o empresário pode e deve recorrer a uma assessoria especializada que o ajudará a direcionar melhor na sua tomada de decisão.


Inclusive em um post anterior abordamos sobre o Capital de Giro e a sua importância, é a partir deste recurso que a empresa consegue equilibrar todas as demandas da sua empresa.


Muitos acreditam que o Capital de Giro é importante somente na abertura de um negócio, mas ao contrário do que muitos pensam este recurso é extremamente importante para sua manutenção, em muitos casos equilibrar o Capital de Giro demanda tempo e é neste momento que as empresas buscam por este recurso nos bancos ou instituições financeiras.


Desta forma percebemos que manter um Capital equilibrado e entender de planejamento financeiro são temas muito ligados e ao mesmo tempo desafiadores, principalmente em tempos de crise.


ree

Quando falamos em Educação Financeira é tudo aquilo que envolve a forma como você encara o seu dinheiro, por exemplo se um futuro empreendedor resolve abrir um negócio, qual seria a sua capacidade em poupar, cortar gastos desnecessários por um certo período, qual seria neste caso o seu perfil financeiro.


Realmente entendemos que não é uma tarefa fácil economizar, inclusive com gastos pessoais, mas podemos imaginar que seria um planejamento mais consciente até a abertura do seu negócio.


Mesmo que precise recorrer a uma ajuda externa, é possível ter uma previsão das suas necessidades empresariais realizando a gestão orçamentária.


Esta gestão aborda vários tópicos como: a conquista do caixa positivo, o aumento de faturamento, o controle e direcionamento adequado de recursos financeiros, o crescimento estruturado com a viabilização econômica e a definição prévia de metas e objetivos, o aumento ou manutenção de qualidade de produtos ou serviços, a garantia do pagamento dos passivos como dívidas e salários, a integração e engajamento de colaboradores.


Outro ponto importante quando falamos em educação financeira é o controle do seu fluxo de caixa, todos aqueles custos por menores que sejam e que muitas vezes podem passar despercebidos precisam ser incluídos para a sua melhor precificação.


Este também é um trabalho rotineiro e de muita atenção, mas com o tempo esta tarefa será automática e o ajudará muito em sua organização financeira.


Guardar todos os recibos de compra realizados para incluir nos seus custos por menores que sejam é algo muito importante, como dica guarde-os sempre em um mesmo local ou pasta arquivo para anotar em seu caixa posteriormente.


Entender se o seu negócio é sazonal ou não é outro ponto importante, quais seriam os meses do ano em que sua empresa vende melhor ou em quais períodos demandam maiores custos, são outros pontos de atenção em seu planejamento financeiro.


Realizar a Análise de Mercado entram nestes requisitos também uma vez que para se destacar ou mesmo atender as exigências dentro do seu mercado, devemos avaliar seus concorrentes, os custos diretos e indiretos, a qualidade, o valor dos seus produtos ou serviços, impostos, encargos e regulações, entender se todo o capital investido irá realmente gerar o lucro esperado atendendo ao mesmo tempo as expectativas do seu cliente.


O marketing digital é outro ponto a ser considerado, uma importante ferramenta atualmente, e para aquelas empresas onde o empresário não têm um setor voltado para a divulgação ou mesmo tempo para promover ou criar conteúdo, vale a pena recorrer aos serviços terceirizados, mas o importante é sempre estar atento ao seu mercado e público.


Aqui estamos abordando algumas medidas usuais, mas sabemos que principalmente para os pequenos empresários(as) de perfil multitarefas são metas que demandam tempo e muitas vezes acabam não sendo praticadas.


E para finalizar ler, estudar e se informar é algo obrigatório nestes tempos em que os movimentos e as tendências empresariais têm mudado muito rapidamente, e naqueles casos específicos havendo a necessidade em recorrer a uma assessoria personalizada busquem por estes serviços de apoio.


Esperamos apoiar as PMEs com os nossos serviços e nos colocamos à disposição para maiores informações em nossos canais abaixo:


Esperamos poder ajudar com estes conteúdos, se estiver procurando por serviços financeiros nos colocamos à disposição para maiores informações em nossos canais abaixo:


Estamos à disposição em nossos canais:

Contratos e Tarifas: (11) 3813-5890 / 99884-4565



Acompanhe este e outros assuntos seguindo as redes sociais https://www.instagram.com/dinacred/ 

Publicado em 06/05/2022.


Fale Conosco:

Dinacred  | Atendimento:

Seg a Sex das 09:00 às 17:00 hs

Dúvidas e Informações:

(11) 3813- 5890



 
 
 

Comentários


© 2024 por Dinacred Serviços

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

Todos os direitos reservados.

bottom of page